5 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO PROGRAMA DO BNDES PARA AUXÍLIO DA SAÚDE-PANDEMIA DA COVID19
- .
- 20 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de jun. de 2020
Caso sua empresa atue nos segmentos contemplados, necessite de uma injeção de recursos e você ainda não se beneficiou desta linha de crédito, então não perca tempo e procure o BNDES até o dia 30 de setembro.
Durante a pandemia causada pelo novo Coronavírus, muitas indústrias precisaram paralisar suas operações. Mas algumas conseguiram ajustar suas linhas de produção para manufaturar diferentes insumos para a área da saúde.
Conheço duas fábricas de brindes que passaram a produzir máscaras e demais EPI ´s. A atitude inteligente, além de contribuir para reduzir a escassez destes insumos, permitiu que essas indústrias mantivessem suas operações a pleno vapor. Algumas até ampliaram seu quadro de colaboradores.
O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - lançou um programa específico para ajudar essas empresas e outras que já atuavam na área da saúde.
Destaquei os 5 principais tópicos:
1. Quem pode obter o benefício? Somente algumas empresas podem contratar esta linha:
· aquelas que atuam na montagem e disponibilização de leitos emergenciais provisórios para tratamento intensivo;
· Empresas que prestam serviços de saúde, de natureza privada com ou sem fins lucrativos;
· Companhias que atuam na produção, importação e/ou comercialização de equipamentos, materiais, insumos, peças, componentes e/ou produtos para saúde ou/e que pretendem adaptar sua atividade produtiva regular para atuar, excepcionalmente, no fornecimento de leitos, equipamentos, materiais, insumos, peças, componentes e/ou produtos para saúde.
2. Valores
Pode ser financiado crédito emergencial, no valor mínimo de R$10 milhões, para aumento da oferta de leitos emergenciais, bem como de equipamentos, materiais, insumos, peças, componentes e produtos críticos para saúde, para atendimento das necessidades de assistência às vítimas, diretas e indiretas, da pandemia de Covid-19.
3. Juros
A composição da taxa é a somatória do custo financeiro (TLP ) + remuneração do BNDES = 1%/ano + taxa de risco de crédito 4,26%/ano, aproximadamente.
4. Garantias
As garantias são definidas pelo BNDES de acordo com a análise da operação. A constituição de garantias reais poderá ser flexibilizada para operações com até R$50 milhões em financiamento.
5. Prazos
Sobre prazos, considere que o pagamento está limitado a 60 meses, incluído o prazo de carência de 3 a 24 meses. Já o prazo de utilização será de até 6 meses. Esta linha de financiamento tem vigência somente até 30 de setembro de 2020.
Caso sua empresa atue em algum destes segmentos, necessite de uma injeção de recursos e você ainda não se beneficiou desta linha de crédito, então não perca tempo e procure o BNDES até o dia 30/09/2020.

Comments